Conheça os detalhes sobre esse crossover
A princípio lançado como um carro-conceito, o Volkswagen Crossfox foi uma das maiores atrações do evento Salão do Automóvel, no ano de 2004. Desde esse momento até o ano em que ele foi descontinuado (2017), o Crossfox foi um sucesso entre o público, por conta de suas diversas qualidades, entre as quais o seu acabamento interno.
O que será que o acabamento interno do Crossfox tem de tão bom para ele ser tão procurado até hoje? Quais outros atributos e características dele são interessantes para os potenciais compradores? É o que será abordado no decorrer deste artigo.
Ficha técnica completa do Crossfox
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Crossfox 2017, a última linha desse modelo a ser lançada pela marca, em sua opção com motor 1.6:
Motor | 1.6 |
Tipo | Dianteiro, Transversal e Flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.598 |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 12,1:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 104 cv a 5.250 rpm |
Torque Máximo | 15,6 kgfm a 2.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de seis marchas ou automatizado de cinco velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independentes, McPherson |
Traseira | Independente, com braços longitudinais |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Roda de 15 polegadas |
Pneus | 205/60 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.034 |
Largura (mm) | 1.904 |
Altura (mm) | 1.600 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.467 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 422 |
Tanque (litros) | 50 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.158 |
Peso bruto total (kg) | 1.580 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,37 |
O acabamento interno do CrossFox
O design e acabamento interno do Crossfox era muito parecido com o do Fox, porém com o botão do freio de mão, as maçanetas e a alavanca de câmbio todos pintados em uma coloração intitulada Prata Sabim. Os bancos ganharam todos dois novos estilos de acabamento: couro Softline preto, que era opcional e o Jacquard preto, que era de série. Tudo isso quando do seu lançamento em 2004.
Já em 2010, o exemplar recebeu um indicador de manutenção no seu painel de instrumentos, que aliás conquistou um novíssimo visual, pois o fundo do velocímetro agora era na cor branca. O interior do carro como um todo ganhou a cor Thunder Gray em inúmeros detalhes, assim como as portas receberam novas soleiras contendo a inscrição “Crossfox” e os parassóis ganharam iluminação.
Aliás, em 2009, quando foi lançada a segunda geração do Crossfox, ele teve seu interior super renovado. Todos os materiais utilizados, todo o acabamento interno do Crossfox foi completamente renovado, para bem melhor.
Vale lembrar que apesar do acabamento do Crossfox sempre ter sido relativamente simples, com bancos de vinil, portas em plástico e painel em plástico, os materiais eram de excelente procedência e qualidade, garantindo não apenas um visual mais sofisticado e bonito, mas uma maior resistência e durabilidade para o carro.
Mecânica Crossfox
Quando um consumidor se dirige às revendedoras de carros usados com a intenção de adquirir um Crossfox, alguns dos elementos que eles questionam para os atendentes é a respeito de toda a parte mecânica do Crossfox, afinal, esse é um item que pesa na hora da escolha, dependendo do perfil e necessidade do comprador.
A motorização utilizada pelo Crossfox sempre apresentou 1,6 litro, porém com algumas distinções em termos de potência e torque no decorrer do tempo.
Em um primeiro momento, o propulsor 1.6 Total Flex entregava algo em torno de 101 a 103 cavalos de potência e 14,3 a 14,5 kgfm de torque, portando um cambio manual de cinco velocidades. Todo o conjunto era o bastante para fazer com que o veículo fosse capaz de atingir 177 km/h, com uma aceleração que ia de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.
Conforme o tempo foi passando, o motor 1.6 foi atualizado pela marca alemã e passou a exibir 101 a 104 cavalos de potência e 15,4 a 15,6 kgfm de torque, porém ainda apresentando câmbio manual de cinco velocidades. Curiosamente, o desempenho sofreu uma leve queda: agora ela passou a atingir de 0 a 100 km/h em 11 segundos e a sua velocidade máxima caiu para 175 km/h.
Por outro lado, com a transmissão do tipo I-Motion, automática, de cinco velocidades, o desempenho do carro em questão era de 11,7 segundos para alcançar os 100 km/h, enquanto que a velocidade máxima passou a ser de 173 km/h.
O consumo de combustível no Crossfox
No que tange ao consumo, o motor 1.6 possibilitava ao Crossfox um consumo de combustível razoável, tanto quanto abastecido com álcool, como com gasolina. Ele era devidamente equipado com um câmbio manual de 5 marchas.
Na cidade, o Crossfox conseguia fazer 7,8 km/l, quando abastecido com etanol e 11,4 km/l, quando abastecido com gasolina. Agora, na estrada, ele fazia 10,9 km/l, quando abastecido com etanol e 16 km/l, quando abastecido com gasolina.
Surpreendentemente, a versão com a transmissão I-Motion automática do Cross, o consumo era mais elevado: 6,8 km/l, com etanol e 9,5 km/l, com gasolina, isso na cidade. Já na estrada o consumo dessa versão automatizada era de 7,3 km/l, com etanol e 10,3 km/l, com gasolina.
Versões do Crossfox
O Volkswagen Crossfox apresentava 4 versões diferentes. São elas:
- Volkswagen Crossfox 1.6
- Volkswagen Crossfox 1.6 I-Motion
- Volkswagen Crossfox Urban White
- Volkswagen Crossfox 1.6 MSI
Os valores do Crossfox no mercado de carros usados
De acordo com a tabela FIPE de carros usados, os valores do Crossfox oscilam de acordo com o ano do veículo, obviamente. A versão mais recente, de 2015, tem um preço médio de R$42.815. Contudo, esse preço cai drasticamente quando se pesquisa uma das primeiras versões, a de 2005. Com efeito, um Crossfox do ano de 2005 está custando pela tabela FIPE cerca de R$19.604,00.
Agora você sabe não apenas como é o acabamento interno do Crossfox e o que faz dele tão atrativo no mercado de usados, como também conhece sua mecânica e consumo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!