A limpeza do ar-condicionado automotivo é essencial para manter seu correto funcionamento e ainda evitar trazer sérios problemas a saúde do motorista e passageiros.
Isso porque, com o passar do tempo, o acúmulo de poluição e sujeira no aparelho pode causar doenças respiratórias e crises alérgicas. Diante disso, manter o sistema de climatização em perfeitas condições é também uma questão de saúde.
São muitos os benefícios de fazer a limpeza do ar condicionado automotivo, entre eles estão: eliminar fungos, ácaros e bactérias; aumentar a vida útil das peças do ar condicionado; reduzir a corrosão e possíveis entupimentos; prevenir vazamentos; diminuir o gasto de combustível (arrasto do veículo e sobrecargas do compressor) e ainda garantir o alcance da temperatura, umidade e ventilação desejada.
A recomendação é fazer a limpeza do ar condicionado automotivo a cada seis meses, além de providenciar uma manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados. Porém, existem alguns outros sinais que indicam que precisam de uma higienização.
Sinais de é preciso fazer a limpeza de ar condicionado automotivo
Mau cheiro
O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam a necessidade da limpeza do ar-condicionado automotivo. Isso porque, o odor desagradável é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração.
Sem a limpeza adequada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do veículo.
Dificuldade de ventilação
Uma maior dificuldade na ventilação também pode ser sinal de necessidade de limpeza do componente, já que o filtro de ar sujo pode impedir parte da passagem do ar, comprometendo a eficiência do ar-condicionado automotivo.
Assim, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior, consumindo mais bateria e combustível.
De modo geral, o ar condicionado automotivo em más condições de limpeza pode afetar a performance de todo o veículo.
Problemas para respirar
Os micróbios que ficam presos ao filtro de ar também podem causar várias complicações no sistema respiratório humano, como asma, rinite e alergias diversas. E um sinal de alerta se ao entrar no carro, sentir problemas e dificuldade para respirar, isso acontece devido à falta de higienização do ar condicionado.
Quando realizar a manutenção do ar condicionado?
A manutenção e a limpeza do ar condicionado automotivo devem ser realizadas de acordo com as especificações do manual do fabricante. Geralmente, o indicado é a cada 30 mil km ou 6 meses.
Entretanto, em alguns casos, pode ser que manutenção seja necessária antes desse período. Sempre que for verificado mau cheiro, queda no rendimento de resfriamento, dificuldade de circulação de ar e/ou desconfortos respiratórios, o sistema deverá ser revisto.
Lembrando que a higienização do ar condicionado automotivo realizada adequadamente limpará todo o sistema, ou seja, passará pela maioria das peças responsáveis pela climatização.
Onde fazer a limpeza do ar condicionado automotivo
A melhor maneira de fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo é procurando um profissional especializado e de confiança.
Isso, porque, apesar de parecer ser uma tarefa simples, a perícia e os conhecimentos necessários são muito importantes nesse processo.
Afinal, a limpeza completa do sistema de ar condicionado veicular trata-se de um procedimento que deve ser utilizado para retirar completamente o óleo, detritos e os contaminantes das paredes internas dos tubos e mangueiras do sistema de ar condicionado automotivo.
Esses objetos estão presentes nesse sistema devido à deterioração dos equipamentos como o compressor e o filtro acumulador secador do ar condicionado, que são os que mais causam esse tipo de problema.
Para que seja realizada a limpeza do sistema, ou seja, retirar totalmente este lubrificante contaminado presente no ar condicionado é preciso um fluido ou um solvente capaz de misturar-se e dissolver o óleo, deixando-o menos viscoso e com alta fluidez.
A Zamperlini é uma Distribuidora de Autopeças e Auto Elétrica em Serra, no Espírito Santo que trabalha com diversas marcas. Além das peças automotivas, trabalhamos com serviços de manutenção, entre eles: alinhamento e balanceamento; serviços de injeção eletrônica; manutenção de freios; manutenção de ar condicionado; serviços de elétrica automotiva; reparos de suspensão e serviços de troca de óleo.