Reparo de suspensão
Há 30 anos no mercado, a Zamperlini, Distribuidora de Autopeças e Auto Elétrica em Serra – ES, trabalha com a venda de diversos produtos e serviços, entre eles o reparo de suspensão.
O sistema de suspensão de um veículo é composto por muitos componentes e tem influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos.
Trata-se de um conjunto de componentes que atua em tempo integral ligando o chassi às rodas, garantindo maior estabilidade em curvas, de modo a absorver os impactos sofridos nas diversas estradas.
Esse sistema é composto por diversos elementos flexíveis, sendo que os principais e mais conhecidos são os amortecedores, molas, bandejas e barra estabilizadora. Ambos atuam em conjunto com o mesmo propósito, que é promover o conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança ao veículo.
Principais sinais que apresentam problemas na suspensão
São muitos os indícios de que o carro está com problemas no sistema de suspensão, entretanto, pequenos desgastes geralmente são percebidos quando é realizado o alinhamento do carro.
Apesar disso, é possível ainda ao conduzir o carro, perceber que não está obedecendo os comandos do volante, além de trepidação ao trafegar em a lombadas.
Diante de tais situações, um dos principais sinais que devem ser observados é o desgaste irregular ou precoce dos pneus. Isso porque quando o sistema de suspensão sofre desgastes, devido a amortecedores estourados ou pivôs com folga, é possível notar que as rodas não estão sempre em contato com o chão.
Marcas de óleo no chão também é um indício de que a suspensão pode estar danificada, nesse caso, é importante procurar por uma oficina especializada em suspensão para avaliar o problema.
Os ruídos também podem acusar danos na suspensão, portanto, se você escutar rangidos ou pancadas secas na carroceria do carro quando estiver trafegando por ruas esburacadas ou de paralelepípedo, procure por uma mecânica especializada em suspensão.
Quando fazer a revisão de suspensão do veículo
Assim como as demais peças de um carro, o sistema de suspensão também necessita de manutenção preventiva. Através dela, é possível verificar se todos os componentes estão em perfeito estado.
Vale ainda ressaltar que, manter o carro alinhado é para garantir pneus conservados e consequentemente não sobrecarregar o veículo, já que as peças não sofrem desgaste prematuro.
Além do que, ao realizar o alinhamento, o profissional faz a inspeção das rodas, procurando por folgas. Nesse procedimento, é possível identificar a necessidade de substituição de pivô e bucha de bandeja, por exemplo, pois não dá para realizar um bom alinhamento com folga nesses componentes.
Como o desgaste da suspensão depende muito do tipo de uso que o carro tem (como carregar peso, rodar com muitos passageiros, realizar arrancadas e freadas bruscas, etc), é indicado que o sistema de suspensão seja verificado periodicamente por quilometragem. Assim, é possível detectar a necessidade de substituição de peças a tempo de evitar o desgaste de outros componentes.
A verificação da suspensão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros. Essa periodicidade permite que se percebam defeitos ainda no início para realizar a troca preventivamente. Deve ser analisado se a direção está com folga, o que indica uma possível substituição dos terminais de direção.
Além disso, deve ser visto se existe vazamento de óleo do amortecedor e se ele está funcionando normalmente. No caso das molas, é possível identificar desgastes ou trincas. Com relação às partes de borracha, deve-se procurar por desgastes nas buchas da bandeja ou no coxim.
Vantagens de realizar a revisão da suspensão na Zamperlini
– Excelente custo-benefício
– Atendimento rápido e personalizado
– Serviços e produtos de excelente qualidade e procedência
– Grande estoque com alta disponibilidade das peças
Entre em contato!
Fale com nossa equipe pelo telefone: (27) 2104-8999 ou mande-nos um e-mail para: contato@zamperliniltda.com