Suspensão do carro | Como identificar problemas e resolvê-los

O bom funcionamento do veículo depende de inúmeros fatores, entre eles está a suspensão do carro, que quando não é realizada a manutenção conforme precisa, traz sérios riscos ao motorista e passageiros.

Mas, antes de falar sobre os principais e problemas encontrados na suspensão do carro, vamos explicar mais como funciona esse sistema.

A suspensão é a parte do veículo que garante estabilidade, absorvendo os impactos causados pela irregularidade do solo onde trafega. É ela responsável em garantir que os pneus encostem no chão, de maneira que melhore o desempenho do carro.

De forma resumida, trata-se de um conjunto de componentes conectados para garantir que todas essas tarefas sejam cumpridas da melhor forma possível.

Qual a importância da suspensão do carro?

O sistema de suspensão de um veículo é fundamental para que seu carro funcione bem e deslize sobre a pista, diminuindo as trepidações ao trafegar por uma área muito irregular. Assim, todos no carro sentem um maior conforto durante a viagem.

Com a suspensão danificada, aumentam os riscos de acontecer acidentes sérios, como uma roda caída ou o pivô quebrado. Além disso, a suspensão irregular aumenta o perigo de aquaplanagem (fazendo com que seu carro deslize em superfícies alagadas) e de fuga da pista nas curvas.

Como identificar problemas na suspensão do carro?

Rachaduras no monobloco

São muitos os problemas encontrados na suspensão do carro e por isso a importância de observá-los atentamente, para saber quando precisa levar o veículo à oficina de auto elétrica no Espírito Santo. A começar pelo surgimento de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente em locais próximos às torres dos amortecedores.

Molas danificadas

As molas geralmente não fazem nenhum barulho e, por isso, é comum que o motorista não consiga identificar os problemas. Entretanto, é preciso ficar atento a qualquer indício de desgaste dessas peças.

Isso porque, molas ruins também danificam o sistema de suspensão, afetando componentes como batentes, amortecedores e rolamentos.

Pneus desgastados

Outro sinal de que a suspensão do carro possa estar com problema é o desgaste irregular ou precoce dos pneus. Caso haja amortecedores estourados ou pivôs com folga, o pneu do carro é logo danificado.

No caso de os amortecedores estarem danificados, o desgaste dos pneus aumenta e a aderência deles ao solo se torna insuficiente. Diante de tal situação, o alinhamento e balanceamento das rodas são essenciais para manter o sistema de suspensão em dia. Além de manter a peça em bom estado, ele auxilia na economia de combustível.

Vazamentos

Sabemos que vazamentos sempre indicam problemas e manchas de óleo sob o carro no local de estacionamento podem ser causadas por falhas na suspensão do carro.

Tal vazamento pode estar ocorrendo nos amortecedores. Caso essas manchas apareçam com sinais de alteração na suspensão, as chances de ser no amortecedor são maiores. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo a uma oficina no Espírito Santo de confiança.

Dicas que ajudam a aumentar a vida útil da suspensão do carro

Fique de olho na quilometragem

Apesar de ser ignorado pela grande maioria dos motoristas, ficar de olho na quilometragem é crucial para a vida útil da sua suspensão. Lembrando que cada fabricante tem recomendações específicas para seus produtos, mas a recomendação no geral é que seja feita uma inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores quando alcançarem os 20 mil quilômetros.

Cuidado com os buracos

Sabemos que é praticamente impossível fugir dos buracos que encontramos pelas ruas, avenidas e estradas em todo o país, entretanto, ter cautela ao trafegar por eles é fundamental para a conservação do seu carro, assim como para evitar acidentes mais graves.

Isso porque, quanto maior o impacto causado na suspensão do seu carro, menor será a vida útil das molas e amortecedores.

Mantenha a manutenção em dia

É preciso fazer a inspeção das molas e amortecedores do seu carro para fazer a troca das peças necessárias. Por isso, o ideal é realizar a manutenção de todas as peças do sistema de suspensão de um veículo que trabalham juntas sempre que houver a necessidade de manutenção em alguma delas.

Atenção ao excesso de peso

O excesso de peso transportado também é algo que deve ser levado em conta, pois pode comprometer a vida útil da suspensão do carro.

Isso porque, altera o comportamento do carro como um todo, causando acidentes graves. Para evitar esses acidentes, principalmente em casos de freadas mais bruscas, o ideal é distribuir o peso, mantendo os itens mais pesados sempre ao centro.

Zamperlini LTDA

Todos os posts